Casamento Civil: o que fazer?

Posted on Posted in Sem categoria

Mesmo não sendo uma responsabilidade da nossa assessoria, todos os nossos casais sempre nos perguntam sobre o processo do casamento civil e eu resolvi juntar umas informações, conversar com juízes de paz para tirar dúvidas e definir os pontos mais importantes desse processo.

  •  Primeiro passo: conversar sobre regime de bens com seu parceiro/parceira – nesse momento vocês devem definir como vão lidar com os bens do casal (os bens que cada um já possuía antes e os bens que foram adquiridos pelos dois). Se a sua escolha não for “comunhão parcial de bens” será necessário a criação do pacto antenupcial, que deve ser anexado junto à documentação que será apresentada no cartório.
  • Segundo passo: juntar a seguinte documentação autenticada: CNH ou ID (Noivos e Testemunhas), CPF (quando não estiver nos documentos de identidade), Certidão de Nascimento dos Noivos e Comprovante de Residência dos Noivos.

Obs.: a maioria dos cartórios hoje tem um memorial nos seus sites onde você já pode agilizar e preencher os dados. Os noivos e as testemunhas devem ter a firma reconhecida e tirar cópia dos documentos acima e todos os documentos devem ser autenticados (esses documentos autenticados também já servem para o pacto antenupcial).

Curiosidades:

  • Os noivos atualmente podem usar os sobrenomes um do outro após o casamento e no memorial do site do cartório escolhido já devem preencher o campo “nome a adotar”, já considerando o novo nome completo que desejam ter (essa informação entrará na certidão de casamento e servirá para futura renovação de documentos de identidade).
  • Não é necessário agendamento para dar entrada da documentação no cartório escolhido, é só comparecer.

Após essas ações, vocês devem aguardar 30 dias para ter o OK do cartório quanto à documentação entregue e quando aprovada vocês poderão agendar o dia do casamento civil. Nesse dia a certidão estará pronta, vocês estarão de frente para um juiz de paz, serão questionados se aceitam um ao outro, assinam a documentação e ao final já estarão casados! 🙂

Se vocês quiserem aproveitar esse momento com a família e os padrinhos, organizem um jantar, um get together ou melhor, me contratem pra organizar essa comemoração anterior ao casamento religioso ou ao casamento, seguido de recepção! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *