Must-see: Entre Contrastes no CRAB

Posted on Posted in Sem categoria

Na quinta-passada aceitei um daqueles convites irrecusáveis que tanto compartilho com vocês: ver em primeira mão a exposição inédita “Entre Contrastes”, onde o foco é o artesanato catarinense e sua inerente qualidade, uma iniciativa do Sebrae/SC, com patrocínio da Klabin e com o apoio do Governo do Estado de Santa Cantarina e da Santur.

A categorizei como um “Must-see”, uma tag que vocês verão muito por aqui, e como ela acabou de ser inaugurada dá tempo de sobra de vocês fazerem uma visita ao Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, ou CRAB, no Rio de Janeiro – FYI a expo vai até o dia 12 de maio.

Com essa exposição é possível perceber que ainda há espaço para o manual e criativo. Novas técnicas e objetos confeccionados por artesãos, que utilizam resíduos industriais como matéria prima, provam que a junção das duas frentes pode resultar em arte.  As peças são produzidas única e exclusivamente a partir de resíduos da indústria têxtil e do papel celulose.

Eu venho falando há uns três anos que o produzido em massa está perdendo cada vez mais espaço para o artesanal e exclusivo. De roupas a eventos é possível enxergar que a fórmula enlatada e pré-fabricada está com uma demanda muito menor do que produtos e serviços autorais, tailor-made e exclusivos. O valor está cada vez mais na história e no porquê do processo.

Essa valorização do único, do exclusivo, do one-of-a-kind só abre mais espaços para empresas, profissionais, artistas e artesãos terem seu próprio nicho de consumidores, estabelecendo uma conexão direta com quem enxerga a importância desse perfil de trabalho. 

Do ponto de vista educativo, econômico e social, valoriza e incentiva o trabalho do artesão. “Por ser um evento gratuito, o Sebrae/SC acredita que a exposição aproxima o artesão do público, além de proporcionar experiências, oportunidades de novos conhecimentos e ideias para futuros negócios. O artesanato tem se consolidado como importante fonte de renda para milhares de pessoas no país. Ao ser tratado com profissionalismo, pode inspirar novos artesãos a contribuir para a valorização do setor”, finaliza Sérgio Cardoso, diretor administrativo e financeiro do Sebrae/SC.

Já adiantando um pouco da exposição: ela ocorre em cinco ambientes distintos que mostram o processo e setor de cada trabalho: o ofício – o tear artesanal (sala 1); a indústria – têxtil (sala 2); do resíduo à transformação (sala 3); o cotidiano (sala 4); lúdico e novas possibilidades – papel e celulose (sala 5). Em cada um desses ambientes existem pontos de interação com o público. São áreas de interatividade com tear, com resíduos, além de espaços para experiências sensoriais e painéis informativos. O visitante poderá experimentar um tear manual, passar por um túnel com projeções de vídeos e áudio sobre o trabalho na indústria, conhecer métodos de fabricação de artesanatos, além de passear por um tapete feito com vários materiais de cores e texturas diferentes.

Para quem é da indústria criativa como esse que vos escreve, essa exposição me inspirou, me trouxe para um outro mercado e me aproximou de uma cultura que eu não conhecia tanto, no caso a catarinense. No evento de lançamento, além de poder conhecer tudo ainda degustamos pratos típicos da região e consumimos espumantes e cervejas artesanais produzidos em Santa Cantarina.

 

Serviço:

Exposição “Entre Contrastes”

CRAB – Praça Tiradentes nº 67 ao 71 – Centro

Terça à Sábado das 10 às 17 horas

www.crab.sebrae.com.br

One thought on “Must-see: Entre Contrastes no CRAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *